1 – Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

2 – Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

3 – Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

4 – Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;

5 – porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;

6 – assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:

7 – Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.

8 – Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.

9 – Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.

10 – Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.

11 – E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,

12 – bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.

13 – Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.

14 – Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada.

15 – Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.

16 – Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.

17 – {como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí} perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.

18 – O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;

19 – e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido {pois tinha quase cem anos}, e o amortecimento do ventre de Sara;

20 – contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,

21 – e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.

22 – Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.

23 – Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;

24 – mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;

25 – o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

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