1 – Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo,

2 – que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.

3 – Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

4 – os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;

5 – de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.

6 – Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

7 – nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

8 – Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.

9 – Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.

10 – E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai

11 – {pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama},

12 – foi-lhe dito: O maior servirá o menor.

13 – Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.

14 – Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.

15 – Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.

16 – Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.

17 – Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.

18 – Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.

19 – Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?

20 – Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

21 – Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?

22 – E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

23 – para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória,

24 – os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

25 – Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.

26 – E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo.

27 – Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.

28 – Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a.

29 – E como antes dissera Isaías: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra.

30 – Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé.

31 – Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei.

32 – Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço;

33 – como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido.

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